Sobre Nós

O Grupo da Fraternidade Pai Jacob, pessoa jurídica de direito privado, é uma sociedade civil de caráter eminentemente assistencial e filantrópico, beneficente, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, criada com a finalidade específica de oferecer total abrigo às crianças/adolescentes carentes, de ambos os sexos, que estejam em situação de risco, abandono por orfandade ou por problemas de impossibilidade dos pais e/ou seus responsáveis, proporcionando-lhes formação educacional e cultural adequadas, bem como orientação e apoio sóciofamiliar, conforme preceitos contidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescentes), visando a sua reintegração social.

Histórico

Em 14 de outubro de 1962, na sede do Centro Espirita Descalvadense, na Rua Jose Bonifácio, nº 963, um grupo de abnegados resolveram por bem fundar uma instituição com a finalidade de abrigar menores carentes, atribuindo-lhe o nome de “Grupo de Fraternidade Pai Jacob”, e nesta mesma data elegeram seus dirigentes.

Em 2 de dezembro de 1962, na sede do Centro Espírita São Miguel Arcanjo, na Rua Paula Carvalho, nº 135, onde funcionava a sede provisória da Entidade, foi comunicado o recebimento em doação, de um terreno nas proximidades do Jardim Belém, destinado a construção de sua sede. Nesta mesma data, foi também elaborado e registrado o Estatuto da Entidade, e através de campanhas junto a população para angariar fundos e materiais para construção, construiu-se o prédio onde até hoje funciona a Entidade de Acolhimento.

No final da década de 80, a Entidade ficou por um período sem realizar acolhimento de crianças/adolescentes e, de acordo com a escritura de doação, se esta situação perdurasse por mais de 12 meses, o imóvel voltaria para a posse dos doadores.

Pensando nisso, um grupo de pessoas ligadas a Loja Maçônica de Descalvado, em 7 de fevereiro de 1988, assumiram a Entidade e assim deram continuidade aos trabalhos até os dias atuais.